Quando se trata de KPIs de segurança, não existe uma abordagem definitiva sobre o assunto. As empresas podem monitorar diferentes métricas por diferentes razões. Algumas métricas são especificamente orientadas para a conformidade regulatória e devem ser rastreadas para garantir que a empresa possa passar por uma auditoria.
Outras métricas de segurança estão mais diretamente relacionadas aos resultados de negócios, como redução de custos ou garantia da continuidade dos negócios.
Cada métrica cria um incentivo para a equipe de segurança agir de uma determinada maneira e é importante entender os incentivos criados por suas métricas e KPIs definidos.
Rastrear muitos KPIs é uma armadilha comum. Isso pode levar à sobrecarga de informações e as pessoas simplesmente param de monitorar as métricas. Para ajudar a orientar seus esforços, selecionamos os KPIs comuns relacionados à segurança.
Importância em Rastrear os KPIs Corretos
Rastrear as métricas da sua operação de Segurança é uma parte importante das atividades de TI que estão funcionando (ou não) para que você possa melhorar continuamente. Especificamente, acompanhar as métricas de Segurança como parte dos KPIs de desempenho de sua pequena empresa o ajudará a:
Saber se você tem o hardware ou software certo para suas necessidades.
Identificar oportunidades de redução de custos ou ganhos de eficiência.
Analisar se seus esforços de suporte ao cliente e respostas a incidentes podem ser melhorados.
Avaliar se você precisa terceirizar o suporte de Segurança ou obter um parceiro de negócios.
Além do desempenho, medir a contribuição do seu departamento de Segurança para o seu negócio é um passo positivo no sentido de aumentar o seu perfil junto às partes interessadas e na sala de reuniões. Com as métricas à sua disposição, você pode demonstrar a qualquer pessoa - potenciais investidores, clientes e outras partes interessadas - exatamente o que a Segurança traz para o negócio e estabelecer as bases para um maior investimento em Segurança ou uma nova estratégia de Segurança.
Suas métricas da sua operação de Segurança devem ser fáceis de coletar e devem estar alinhadas com seus objetivos de negócios mais amplos. Não adianta rastrear algo que não beneficia todo o negócio ou que você não pode usar para traçar um cenário de como o negócio está se saindo em geral.
6 KPIs para sua Operação de Segurança Cibernética
Aqui estão algumas métricas valiosas que recomendamos acompanhar junto com suas métricas de segurança cibernética:
O número de interrupções de serviço. O número de vezes em um período definido que seus serviços de Segurança foram interrompidos, paralisados ou indisponíveis. Você pode comparar essa métrica com a variação na receita, aquisição de novos clientes ou produtividade para avaliar o impacto do tempo de inatividade em seus negócios.
Custos gerais de Segurança. Quanto está custando o seu departamento de Segurança? Isso inclui pessoal, licenças, hardware e qualquer outro ativo. Use esta métrica como um mapa para identificar oportunidades de cortar custos ou como uma forma de começar a analisar suas despesas de capital versus despesas operacionais.
Horas trabalhadas por processo. Identifique alguns processos-chave de negócios e controle quantas horas você e sua equipe passam com eles. Pense em banco de horas, relatórios ou preparação de apresentações. Descobrir quanto tempo passa por cada processo pode ajudá-lo a identificar oportunidades de ganhos de eficiência e iniciar uma conversa sobre quais processos e sistemas estão funcionando e quais não estão.
Produtividade operacional. Os problemas de Segurança podem atrasar as pessoas e prejudicar a produtividade. Para analisar o impacto da Segurança na produtividade da operação, pegue o número de pessoas em sua equipe e divida-o pelo número de problemas de suporte de Segurança levantados ou chamados em aberto. Se o resultado parecer alto, talvez você precise investir em algum treinamento de funcionários, melhores atualizações de software ou hardware.
Velocidade média de atendimento. Mais uma vez, os problemas de Segurança desaceleram as pessoas - especialmente se ficarem sem solução por muito tempo. Descubra com que rapidez você está resolvendo problemas de Segurança, observando o tempo médio que leva para obter suporte de Segurança.
Duração média de um chamado. Se as ligações para o suporte forem curtas, sua equipe de suporte será eficiente na resolução de problemas e a interrupção da produtividade do chamador será mínima. Se forem longos, então você pode estar com falta de pessoal ou pode ter alguns problemas mais sérios com sua operação de Segurança que justificam mais do que uma solução de problemas por telefone. A ajuda de um parceiro de negócios de Segurança pode ser necessária.
Considerações Finais
Se você deseja evitar multas e contratempos nos negócios, preste atenção a regulamentações como a LGPD e outras regulamentações. Use suas métricas de segurança cibernética e política de segurança de TI para definir as especificações desses regulamentos. Em seguida, descreva seus requisitos, defina como você os atenderá e garantirá a conformidade contínua de sua empresa.
Esse foco na conformidade também ajudará na segurança dos negócios. Os clientes precisam de garantias de que você cumpre os regulamentos e tem processos para proteger seus dados, suas métricas mostrarão isso.
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